
As aves da Lezíria que impediram o aeroporto no Montijo
"Novos estudos sobre a avifauna" levaram o ICNF a chumbar a Declaração de Impacto Ambiental para um possível aeroporto no Montijo.
"Novos estudos sobre a avifauna" levaram o ICNF a chumbar a Declaração de Impacto Ambiental para um possível aeroporto no Montijo.
CEO da Ryanair quer "acabar com o monopólio das taxas altas da ANA em Lisboa para sempre".
A ANA lamentou "a diferença de critérios aplicada aos vários pedidos de renovação da DIA apresentados pela ANA nos últimos anos, concretamente para Alcochete" e adiantou que se irá pronunciar sobre a decisão da APA no prazo legal de 10 dias.
Imitam movimentos estrangeiros, têm treino para o caso de serem detidos e apoio jurídico, começaram com ações pacíficas mas radicalizaram-se. Entregaram a Matos Fernandes um panfleto em que o ameaçavam de morte. Dão palco aos jovens, mas há adultos na sombra.
Até ao momento, a comissão técnica independente recebeu o contributo de 70 especialistas e 31 entidades públicas e privadas para avaliar as opções de localização do novo aeroporto. E está a trabalhar com três prazos: curto, transitório e a 50 anos.
Pedro Nuno Santos fez parte de todos os governos de António Costa. Primeiro como secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, ficou até conhecido por coordenar a formação da "geringonça", que lhe valeu a promoção a ministro das Infraestruturas e da Habitação em 2019.
O que tem o marido da ministra a ver com o aeroporto? São ambas faces da mesma moeda, a da opacidade dos processos administrativos e políticos que contribuem para a desconfiança sobre as decisões públicas.
Posição foi tomada na sequência de processo administrativo contra a construção do aeroporto no Montijo, apresentado pelo grupo de cidadãos Negociata - Ninguém Espera Grandes Oportunidades Com Investimentos Anti-Ambiente.
O presidente executivo da Ryanair considera ainda que "o Governo português está a perceber que no futuro próximo será forçado a vender a TAP".
Voos cancelados, falta de recursos humanos e greves criaram transtornos a milhares de pessoas nos aeroportos portugueses. Serviços procuram soluções mas a situação deve arrastar-se.
Anúncio feito por André Ventura um dia depois de Costa revogar o despacho do Ministério de Pedro Nuno Santos.
"Eu entendo que os portugueses esperem nesta matéria um futuro que preencha três condições: que seja rápido, porque é urgente, segundo que seja uma matéria consensual, como prometeu o primeiro-ministro, e consistente."
Primeiro-ministro confirmou que "não sabia da existência do despacho" e que o documento "já está devidamente revogado". Sobre o ministro das Infraestruturas garante que considera que não agiu de "má fé".
O ministro das Infraestruturas e da Habitação fez uma declaração depois de reunir com Costa durante 40 minutos. Primeiro-ministro mandou revogar o despacho sobre os dois aeroportos, de Montijo e Alcochete.
Os dois estiveram reunidos cerca de 40 minutos, depois de Costa ter anunciado que ia revogar o despacho sobre os aeroportos de Montijo e Alcochete.
António Costa disse que a decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa só pode ser apresentada depois de o Presidente da República ser devidamente informado. Marcelo não comentou.